Implicações do diagnóstico na aceitação da criança com deficiência: um estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v12i2.10207Palabras clave:
saúde, diagnóstico, criança com deficiênciaResumen
Quando nasce uma criança com deficiência, o discurso do profissional da saúde no momento do diagnóstico assume um papel importante na forma como os pais irão lidar com essa nova e indesejada situação de vida. O presente trabalho teve por meta verificar as implicações do modo como é dado o diagnóstico médico e as orientações aos pais de crianças com deficiência, no seu processo de aceitação. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais com oito pais de crianças com deficiência. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. As cinco categorias identificadas demonstram que o diagnóstico é um momento importante para o processo de aceitação da criança com deficiência e para sua inclusão na família e na sociedade.
Palavras-chave: saúde; diagnóstico; criança com deficiência.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
