Implicações do diagnóstico na aceitação da criança com deficiência: um estudo qualitativo

Autores/as

  • Síglia Pimentel Hoher Camargo UFRGS
  • Angélica Dotto Londero Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v12i2.10207

Palabras clave:

saúde, diagnóstico, criança com deficiência

Resumen

Quando nasce uma criança com deficiência, o discurso do profissional da saúde no momento do diagnóstico assume um papel importante na forma como os pais irão lidar com essa nova e indesejada situação de vida. O presente trabalho teve por meta verificar as implicações do modo como é dado o diagnóstico médico e as orientações aos pais de crianças com deficiência, no seu processo de aceitação. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais com oito pais de crianças com deficiência. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. As cinco categorias identificadas demonstram que o diagnóstico é um momento importante para o processo de aceitação da criança com deficiência e para sua inclusão na família e na sociedade.

 

Palavras-chave: saúde; diagnóstico; criança com deficiência.

Biografía del autor/a

Síglia Pimentel Hoher Camargo, UFRGS

Psicologa, Mestre emPsicologa d Desenvolvimento (UFRGS)

Cómo citar

Camargo, S. P. H., & Londero, A. D. (2008). Implicações do diagnóstico na aceitação da criança com deficiência: um estudo qualitativo. Interação Em Psicologia, 12(2). https://doi.org/10.5380/psi.v12i2.10207

Número

Sección

Artigos