Percepções de valores organizacionais declarados de uma organização educacional
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v14i1.10051Palavras-chave:
valores organizacionais, declaração de valores organizacionais, cultura organizacional, percepções, níveis hierárquicosResumo
Os valores declarados têm função relevante, pois orientam no alcance dos objetivos das organizações e o direcionamento que estas almejam acerca do comportamento das pessoas. Além disso, determinam orientação, vínculo e o comprometimento dos colaboradores com a organização, de maneira que eles desempenhem as tarefas que lhes são atribuídas. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as percepções dos colaboradores de diferentes níveis hierárquicos acerca das declarações de valores da organização na qual trabalham. O nível de mensuração utilizado na análise dos dados foi predominantemente nominal e a amostra foi composta por 12 colaboradores, o que correspondeu a 100% do nível estratégico, 33,33% do nível tático e 12,5% do nível operacional. As fontes de informação foram coletadas de maneira indireta, por meio de entrevistas, do planejamento estratégico e de regimentos internos. As verbalizações dos participantes entrevistados possibilitaram identificar as percepções nos diferentes níveis hierárquicos referentes às dimensões: significado, pertinência, função, clareza, coerência, incoerência e importância. Por meio do estudo foi possível demonstrar que os colaboradores, independente do nível hierárquico em que se encontram, não têm consciência da importância dos valores organizacionais e que, muitos deles, não sabem ao menos o que são valores organizacionais e quais as suas funções para a organização.
Palavras-chave: valores organizacionais; declaração de valores organizacionais; cultura organizacional; percepções; níveis hierárquicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
