Síndrome de burnout em professores de educação pré-escolar

Autores

  • Cristina Delgado Rodrigues Ulbra
  • Laura Brandão Chaves Ulbra
  • Mary Sandra Carlotto Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v14i2.10009

Palavras-chave:

síndrome de burnout, professores, pré-escola

Resumo

Professores, atualmente, estão mais expostos a diversos estressores ocupacionais que, se persistentes, podem levar à síndrome de burnout, fenômeno psicossocial constituído por três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Baixa Realização Profissional. O objetivo deste estudo foi verificar a existência de associação entre as dimensões da síndrome de burnout e variáveis demográficas, laborais e psicossociais em uma amostra de 34 professores de educação pré-escolar da cidade de Porto Alegre. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o Maslach Burnout Inventory e um questionário de dados sociodemográficos e laborais para as demais variáveis. Resultados revelam baixos índices nas dimensões de exaustão emocional e despersonalização e alto índice na dimensão de realização profissional. Com relação às variáveis demográficas somente a variável ter companheiro associou-se à dimensão de exaustão emocional, sendo que as professoras que possuem companheiro apresentaram média mais elevada. Nas variáveis laborais e psicossociais, resultados obtidos através da prova de correlação de Pearson e t de Student evidenciam que quanto maior a carga horária, o número de alunos atendidos diariamente, o tempo de docência e o pensamento de mudar de profissão, maior é a exaustão emocional. Já a realização profissional diminui à medida que aumenta a frequência do pensar em mudar de profissão.

 

 

Palavras-chave: síndrome de burnout; professores; pré-escola.

Biografia do Autor

Cristina Delgado Rodrigues, Ulbra

Psicóloga formada pela Universidade Luterana do Brasil.

Laura Brandão Chaves, Ulbra

Psicóloga formada pela Universiade Luterana do Brasil.

Mary Sandra Carlotto, Universidade Luterana do Brasil

Psicóloga, docente do curso de Psicolgia da Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Gestão de Recursos Humanos; mestre em Saúde Coletiva; doutora em Psicologia Social. Àrea de atuação: Psicologia do Trabalho.

Downloads

Como Citar

Rodrigues, C. D., Chaves, L. B., & Carlotto, M. S. (2010). Síndrome de burnout em professores de educação pré-escolar. Interação Em Psicologia, 14(2). https://doi.org/10.5380/psi.v14i2.10009

Edição

Seção

Artigos