Coesão partidária na câmara dos deputados: uma abordagem com ciência de dados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v12i2.83334

Palavras-chave:

coesão partidária, câmara dos deputados, ciência de dados, mineração de dados.

Resumo

As representações partidárias têm grande relevância na política brasileira, representando as diferentes convicções políticas existentes na sociedade e lançando candidatos às eleições. Mas para que esses partidos exerçam efetiva representatividade, é necessário que os parlamentares por eles eleitos sigam seus valores e ideais. Um partido coeso consegue dar visibilidade aos interesses dos grupos sociais que representam, e não apenas aos interesses individuais do parlamentar.  Neste contexto, este artigo propõe um modelo baseado em técnicas de mineração de dados, para mensurar a coesão dos partidos através da análise dos votos e discursos realizados pelos seus dados parlamentares da Câmara dos Deputados. O modelo proposto calcula dois indicadores de coerência da atuação dos parlamentares de cada partido, um baseado em estatísticas dos votos em proposições legislativas e outro nos principais temas abordados pelos parlamentares em seus discursos proferidos em plenário. Uma análise estatística e de conteúdo desses indicadores propostos, feita sobre períodos recentes da atividade parlamentar, respalda sua utilidade enquanto quantificadores da coesão interna dos partidos.

Biografia do Autor

Ricardo Polato, Banco do Brasil

Mestre em Governança, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica de Brasília. É Analista de TI no Banco do Brasil.

Remis Balaniuk, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Informática pelo Institut National Polytechnique de Grenoble - França (1996), Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade de Brasília (1986). Já atuou como pesquisador associado da Universidade de Stanford - EUA, pesquisador visitante da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Católica de Brasília, auditor do Tribunal de Contas da União onde é especialista sênior na detecção de fraudes e avaliação de políticas públicas utilizando Mineração de Dados, Geoprocessamento e Business Intelligence e coordena a Especialização em Análise de Dados para o Controle. Na pesquisa atua principalmente na área de Ciência da Computação, com ênfase em métodos de aprendizagem de máquina e aplicações de Inteligência Artificial à Mineração de Dados e ao geoprocessamento.

Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília

Graduado em Tecnologia de Computação pelo ITA (1979), Mestre em Sistemas e Computação pela UFCG (1988) e Doutor em Ciência da Computação pelo Laboratoire d'Informatique, Robotique et de Microélectronique de Montpellier - LIRMM, França (1992). Ex-professor da UFCG (1986-2000), desde 2001 é professor titular da Universidade Católica de Brasília. Seus interesses incluem Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Polato, R., Balaniuk, R., & Ferneda, E. (2022). Coesão partidária na câmara dos deputados: uma abordagem com ciência de dados. Revista Eletrônica De Ciência Política, 12(2). https://doi.org/10.5380/recp.v12i2.83334

Edição

Seção

Demanda Contínua