Coesão partidária na câmara dos deputados: uma abordagem com ciência de dados
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v12i2.83334Palavras-chave:
coesão partidária, câmara dos deputados, ciência de dados, mineração de dados.Resumo
As representações partidárias têm grande relevância na política brasileira, representando as diferentes convicções políticas existentes na sociedade e lançando candidatos às eleições. Mas para que esses partidos exerçam efetiva representatividade, é necessário que os parlamentares por eles eleitos sigam seus valores e ideais. Um partido coeso consegue dar visibilidade aos interesses dos grupos sociais que representam, e não apenas aos interesses individuais do parlamentar. Neste contexto, este artigo propõe um modelo baseado em técnicas de mineração de dados, para mensurar a coesão dos partidos através da análise dos votos e discursos realizados pelos seus dados parlamentares da Câmara dos Deputados. O modelo proposto calcula dois indicadores de coerência da atuação dos parlamentares de cada partido, um baseado em estatísticas dos votos em proposições legislativas e outro nos principais temas abordados pelos parlamentares em seus discursos proferidos em plenário. Uma análise estatística e de conteúdo desses indicadores propostos, feita sobre períodos recentes da atividade parlamentar, respalda sua utilidade enquanto quantificadores da coesão interna dos partidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.