UMA ANÁLISE DOS APENADOS POR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E/OU PECUNIÁRIA NO PARANÁ

Autores

  • Helena Nickel Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.
  • Pery Francisco Assis Shikida Professor Associado da UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v10i2.68818

Palavras-chave:

Criminalidade. Economia. Prestação de serviços. Prestação pecuniária. Ressocialização.

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar, a partir da teoria de Becker (1968), o perfil sociodemográfico e criminal de apenados no âmbito da 4ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu (Paraná-Brasil), cujas penas privativas de liberdade foram substituídas por prestação de serviços à comunidade e/ou prestação pecuniária. Para responder o objetivo da pesquisa, foram realizadas entrevistas, mediante aplicação de questionários com 222 utilizados para a análise descritiva. O perfil dos entrevistados foi, em sua maioria, homens (86,5%), de cor branca (74,8%), com faixa etária considerada jovem (entre 18 a 33 anos, perfazendo 55%), sendo em grande parte, paranaenses. Destacaram-se, também, o nível de escolaridade situado, mormente, no ensino fundamental (47,3%), com prática religiosa para 59,5% dos entrevistados, 40,1% estava trabalhando e recebendo uma renda de um a dois salários mínimos, sendo o contrabando (em sua maioria de cigarro) o delito de maior ocorrência (52,7%). A principal motivação para o crime econômico está relacionada com a ideia de ganho fácil/indução de amigos/cobiça, ambição, ganância/inveja/manter o status (46,1%).

Biografia do Autor

Helena Nickel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.

Mestranda em PGDRA - UNIOESTE - Campus de Toledo/PR. Especialista em Direito de Família - Universidade Cândido Mendes - UCAM/RJ. Advogada com Bacharel em Direito na Universidade Paranaense - UNIPAR/PR. E-mail: helena-nickel@hotmail.com. Largo São Vicente de Paulo, nº 1085, apart 01, Centro – Toledo/PR. CEP: 85.900-215.

Pery Francisco Assis Shikida, Professor Associado da UNIOESTE.

Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professor Associado da UNIOESTE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. E-mail: peryshikida@hotmail.com. Rua da Faculdade n. 645, Jardim Santa Maria – Toledo/PR. CEP: 85.903-000.

Downloads

Publicado

2021-04-04

Como Citar

Nickel, H., & Shikida, P. F. A. (2021). UMA ANÁLISE DOS APENADOS POR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E/OU PECUNIÁRIA NO PARANÁ. Revista Eletrônica De Ciência Política, 10(2). https://doi.org/10.5380/recp.v10i2.68818

Edição

Seção

Demanda Contínua