Perfis sociais, produção cultural e atuação política dos membros do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v8i2.56298Resumo
O presente trabalho desenvolveu-se no âmbito do Laboratório de Estudos sobre Elites Políticas e Culturais, sob a coordenação dos professores doutores Igor Gastal Grill e Eliana Tavares dos Reis. Nesta pesquisa, o foco se dirige à investigação das condições e dos condicionantes do exercício do trabalho político e intelectual de alguns intérpretes do Maranhão pertencentes ao Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), mediante o estudo dos seus perfis e da produção escrita a seu respeito. Para tanto, foram examinadas as biografias de sessenta e quatro membros efetivos do IHGM, através do material hagiográfico retirado da própria revista da instituição. A partir desse material foram perseguidos alguns objetivos, tais como: apreender as propriedades sociais dos agentes; identificar as formas de intervenção que privilegiam no âmbito da cultura e da política; e examinar os princípios de legitimação e aferição de excelência social ativados nas estratégias de valorização dos membros da instituição. A operacionalização do estudo foi desenvolvida por intermédio da construção e análise de um banco de dados que reúne informações sobre origem geográfica, profissão e escolarização dos ascendentes, trajeto escolar, carreiras profissionais, publicações, cargos administrativos (na universidade ou em burocracias de governos), cargos eletivos e engajamentos diversos (sindicais, religiosos, em movimentos sociais etc.) dos agentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
