Os bacharéis na política nacional durante as duas democracias
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v8i3.54505Palavras-chave:
Deputados, Elites, AdvogadosResumo
Dentre aqueles de profissão tradicional na política, relevantes em parlamentos e tantos outros postos políticos, temos os advogados. Este texto presume a necessidade de descrever, definir este grupo e ilustrar uma possível diferenciação interna, tomando como base os advogados-deputados do período 1945-1962 e do período 1986-2010. Tal processo se dá mediante o uso de análise de correspondência múltipla, com formação de planos visuais de aproximação de características em caso de ocorrência concomitante, tomando variáveis de ordem sócio-profissional e política. Os resultados nos mostram que a ideologia vai de encontro a determinados subgrupos mesmo numa mesma divisão profissional; e também a duração e prestígio de uma carreira dependem de uma precoce entrada nesta, sobretudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
