O PAPEL DO CABO ELEITORAL NAS DISPUTAS PELO PODER LOCAL: SABER PROFISSIONAL, CAMPANHA POLÍTICA E FACÇÕES EM ARAPONGAS/SE (2014-2015)
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v8i1.51564Palavras-chave:
cabo eleitoral, grupos políticos, poder localResumo
O objetivo deste artigo é demonstrar a relação do ofício de cabo eleitoral e grupos políticos com o propósito de contribuir para a manutenção e ampliação do poder local, além de demonstrar que o cabo eleitoral é um ator chave no que concerne a disputa do jogo político. Através da observação participante, foram acompanhados nove cabos eleitorais no município de Arapongas no interior de Sergipe, antes e durante a campanha eleitoral de 2014, que trabalhavam para candidatos que pleiteavam a todos os cargos políticos, tendo em vista a necessidade de entendimento acerca de suas práticas desse seu saber político. Também foram feiras entrevistas semiestruturadas com esses cabos eleitorais com o propósito de compreender a visão de mundo desses atores sobre o seu espaço de atuação dentro e fora dos grupos políticos. Isso resultou em uma ampla visão sobre as diversas relações pessoais e políticas, que estão presentes no dia a dia desses grupos para poderem então preservar ou aumentar o seu poder político, visto a fluidez dos vínculos políticos que podem acabar atravessando os muros desses grupos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.