GOVERNO DILMA NA MÍDIA IMPRESSA: ESTUDO SOBRE OS AGENTES EM DESTAQUE NOS TEXTOS DAS MANCHETES
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v8i1.50659Palavras-chave:
Mídia, impresso, Dilma, manchetesResumo
A partir de uma compreensão do conceito do jornalismo impresso brasileiro foi elaborado um estudo sobre a cobertura política do Governo Dilma, nas manchetes publicadas nos três maiores jornais impressos do país - Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo. A pesquisa foi realizada a partir da cobertura midiática do primeiro ano da gestão – 2011 – por se tratar de um período chave para se refletir sobre a relação estabelecida entre a imprensa brasileira e o Governo Dilma. No estudo foi utilizada uma metodologia de Análise de Conteúdo, que possibilitou identificar a proporção da cobertura midiática dos referidos jornais sobre o Governo Dilma e também verificar quais foram os agentes destacados nos textos das manchetes, isto é, quais os personagens foram citados nestas chamadas. Os resultados possibilitaram considerar um destaque para o Governo Dilma nos três veículos analisados, com pouca diferenciação e também a utilização prioritária do nome da presidente e de outros agentes, como ministros, para se referir ao governo nos textos das manchetes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.