O EFEITO DE TERCEIRA PESSOA: UMA REVISÃO TEÓRICA

Autores

  • Rachel Callai Bragatto UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v6i2.41426

Palavras-chave:

teorias da comunicação, teorias da recepção, efeito da terceira pessoa, media effects.

Resumo

Tendo em vista o grande avanço nos estudos acerca do efeito de terceira pessoa e o seu reconhecimento como um “membro venerável da família dos conceitos sobre os quais os pesquisadores de comunicações de massas regularmente se debruçam” (PERLOFF, 1999, p. 354), este artigo busca fazer uma revisão dos mecanismos que estão por trás deste fenômeno. Revê as pesquisas acerca dos componentes perceptivo e comportamental e também sobre os principais mediadores do efeito, a saber, desejabilidade e distância social. Pretende, desta forma, colaborar para um mapeamento do campo de forma a subsidiar estudos posteriores.

Biografia do Autor

Rachel Callai Bragatto, UFPR

Rachel Callai Bragatto é jornalista e doutoranda em Sociologia na UFPR. Suas área de pesquisa são participação política, teoria democrática, comunicação e política e teoria da comunicação.

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Como Citar

Bragatto, R. C. (2015). O EFEITO DE TERCEIRA PESSOA: UMA REVISÃO TEÓRICA. Revista Eletrônica De Ciência Política, 6(2). https://doi.org/10.5380/recp.v6i2.41426

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