EM BUSCA DO PARTIDARISMO: UM ESTUDO SOBRE O HGPE PARA DEPUTADO FEDERAL NAS ELEIÇÕES DE 2010
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v6i1.39023Resumo
O objetivo central do artigo é analisar o papel dos partidos políticos no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) para a Câmara dos Deputados (CD), no Estado do Rio Grande do Sul, quinto maior colégio eleitoral do Brasil, na eleição de 2010. Nossa análise empírica tem como ponto de partida os estudos de Schmitt et al. (1999), Albuquerque et al. (2008) e Dias (2009). O diagnóstico baseia-se, assim, na construção da imagem partidária durante a campanha eleitoral pela televisão e na distribuição do tempo de TV pelos partidos entre os candidatos. O método utilizado na pesquisa foi o quantitativo, com base na propaganda eleitoral de 11 (onze) partidos, todos com representação na CD durante a legislatura de 2007 a 2011. Os resultados finais indicam a forte presença de referências partidárias nas campanhas de PT e PTB e a distribuição homogênea do tempo de televisão na maioria dos partidos, com exceção de partidos menores como PSB, PCdoB e PSOL.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
