QUANDO A VOZ DO ELEITOR POUCO ECOA PARA OS CANDIDATOS: ESTUDO DE CASO DO HGPE EM CURITIBA 2012
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v6i2.38933Palavras-chave:
Comunicação Eleitoral, Curitiba, HGPE, Rádio, Televisão.Resumo
O reconhecimento do início da campanha eleitoral propriamente dita é marcado pela veiculação do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) no Rádio e Televisão. O HGPE é um importante espaço de persuasão e exposição do discurso das elites políticas. Com base nos dados obtidos pelo Grupo de Pesquisa “Comunicação Eleitoral”, do Programa de Pós-Graduação em comunicação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), este trabalho pretende refletir sobre o primeiro turno das campanhas eleitorais dos três principais candidatos à prefeitura de Curitiba em 2012, Gustavo Fruet, Ratinho Júnior Luciano Ducci. Realizando uma análise de conteúdo (AC) comparativa das temáticas de campanha abordadas nos programas dos três candidatos durante o HGPE televisivo e radiofônico. Estes temas são comparados com a opinião dos eleitores, indicada nas pesquisas eleitorais realizadas por institutos, sobre os principais problemas que Curitiba enfrentava naquele momento. Nossa hipótese é de que, os principais problemas apontados pela população estariam contemplados durante a propaganda eleitoral. O estudo constatou a confirmação parcial de tal hipótese.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.