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QUANDO A VOZ DO ELEITOR POUCO ECOA PARA OS CANDIDATOS: ESTUDO DE CASO DO HGPE EM CURITIBA 2012

Ricardo Germano Tesseroli, Luciana Panke

Resumo


O reconhecimento do início da campanha eleitoral propriamente dita é marcado pela veiculação do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) no Rádio e Televisão. O HGPE é um importante espaço de persuasão e exposição do discurso das elites políticas. Com base nos dados obtidos pelo Grupo de Pesquisa “Comunicação Eleitoral”, do Programa de Pós-Graduação em comunicação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), este trabalho pretende refletir sobre o primeiro turno das campanhas eleitorais dos três principais candidatos à prefeitura de Curitiba em 2012, Gustavo Fruet, Ratinho Júnior Luciano Ducci. Realizando uma análise de conteúdo (AC) comparativa das temáticas de campanha abordadas nos programas dos três candidatos durante o HGPE televisivo e radiofônico. Estes temas são comparados com a opinião dos eleitores, indicada nas pesquisas eleitorais realizadas por institutos, sobre os principais problemas que Curitiba enfrentava naquele momento. Nossa hipótese é de que, os principais problemas apontados pela população estariam contemplados durante a propaganda eleitoral. O estudo constatou a confirmação parcial de tal hipótese.

Palavras-chave


Comunicação Eleitoral, Curitiba, HGPE, Rádio, Televisão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/recp.v6i2.38933