NOTAS METODOLÓGICAS DE UMA PESQUISA SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE

Autores

  • Renata Maria Toledo Universidade Federal do Paraná
  • Maria Tarcisa Silva Bega Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v5i2.37496

Palavras-chave:

metodologia, políticas públicas, esporte, direito social, sociologia

Resumo

Este trabalho visa a expor a estrutura teórico-metodológica que confere sustentação a uma pesquisa de doutoramento em sociologia, ainda em curso, cujo enfoque são as políticas públicas setoriais de esporte que se desenvolveram ao longo das gestões de Jaime Lerner (1995-2002) e Roberto Requião (2003-2010). Dividido em duas partes, o texto apresenta, na primeira seção, o processo de construção do objeto de pesquisa, identificando os pontos de inflexão que sofreu desde o projeto original da até a formatação final da problematização sobre a qual nos debruçamos em nosso estudo. Em seguida, efetua uma explanação sobre a estrutura metodológica, o quadro de informações utilizadas bem como as respectivas fontes para levantamento dos dados que se fizeram necessários para a análise do referido objeto.

Biografia do Autor

Renata Maria Toledo, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2005) e graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Sociologia/Doutorado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, vinculada à linha de pesquisa Instituições e Poder. Bolsista do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

Maria Tarcisa Silva Bega, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1974), Mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1990) e Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000). Professora Associado I da Universidade Federal do Paraná; atua no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, nas linhas de pesquisa Cultura e Sociabilidades e Instituições e Poder, onde ministra as disciplinas: Políticas Sociais, análise da experiência brasileira e Teoria Social Clássica. Na Graduação em Ciências Sociais ministra as disciplinas de Sociologia Urbana, Estudos Sociológicos em Políticas Públicas e Métodos e Técnicas de pesquisa em Sociologia. Foi Coordenadora de Extensão (1994), Pró-Reitora de Extensão e Cultura (2002-03), Vice-Reitora (2003-06) e desde setembro de 2006 é Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. É membro titular dos: Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA); Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania do Paraná).Foi membro titular do Conselho Estadual de Educação (Secretaria de Estado da Educação do Paraná), do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná (Secretaria de Estado da Cultura) e do corpo editorial da Revista Mediações (UEL). Desenvolve investigações sobre os seguintes temas: Paraná, Curitiba, juventude, cidadania, políticas sociais e trajetórias intelectuais.

Downloads

Como Citar

Toledo, R. M., & Silva Bega, M. T. (2014). NOTAS METODOLÓGICAS DE UMA PESQUISA SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE. Revista Eletrônica De Ciência Política, 5(2). https://doi.org/10.5380/recp.v5i2.37496

Edição

Seção

Notas Metodológicas