PRODASEN: O SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO SENADO FEDERAL COMO FONTE DE DADOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v5i1.35758Palavras-chave:
Prodasen, Prosopografia, Metodologia de pesquisa.Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar a pertinência da utilização Sistema de Informações do Senado Federal o Prodasen, como fonte de dados para o estudo prosopográfico de elites políticas durante o período de 1918 a 1935. Este trabalho, de caráter fundamentalmente metodológico, apresenta os procedimentos utilizados para a coleta e tabulação dos dados presentes na fonte e demonstra a utilidade e conveniência de seu uso, contemplando especialmente os elementos que compõe o caminho utilizado no desenvolvimento da pesquisa. O trabalho parte da premissa de que a exposição de notas metodológicas constitui elemento constituinte da prática do cientista social e determinante dos resultados de sua pesquisa. Os principais achados apontam para a vantagem do Prodasen como fonte que torna o trabalho do pesquisador mais eficiente, além de apontar para a defasagem de fontes de dados complementares na medida do aumento do recuo histórico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
