POLÍTICA E "VIOLÊNCIA CRIMINAL" NO BRASIL: A REAPROPRIAÇÃO DE IMAGINÁRIOS PLEBEUS PELO PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL.
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v5i1.35651Palavras-chave:
violência criminal, Primeiro Comando da Capital (PCC), plebe, imaginário, Brasil.Resumo
Apoiado nas teorias da plebe, este artigo propõe uma contribuição teórica para a análise política da "violência criminal" no Brasil, a partir dos imaginários transmitidos pelo discurso do Primeiro Comando da Capital (PCC). Nós sugerimos a existência de um "PCC-plebeu", que, ao contrário da interpretação dominante em termos de "PCC-crime organizado", permite abordá-lo como conjunto singular de enunciados políticos, que transcendem a organização criminosa e fornece uma melhor compreensão da politização e propagação dos imaginários criminais no contexto democrático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
