ELEIÇÃO E MÍDIA: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DA COBERTURA ELEITORAL DO PORTAL ELETRÔNICO DO JORNAL GAZETA DO POVO NA ELEIÇÃO À PREFEITURA DA CIDADE DE CURITIBA, ANO 2012
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v5i1.35642Palavras-chave:
Comunicação Política, Eleições Municipais, Curitiba, Mídia Digital.Resumo
Os meios de comunicação desempenham papel fundamental na sociedade contemporânea, já que constituem um espaço capaz de promover o debate público e propagar, simultaneamente, conhecimentos múltiplos sobre um mesmo conflito. Atuam também como mediadores em períodos de Campanha Eleitoral por possuírem o alcance eficaz na transmissão do quadro formado por candidatos e propostas, no período que antecede o pleito. Considerando-se a atual demanda por informações progressivamente mais ágeis e globalizadas, a internet representa uma nova dinâmica no repasse de informes. Desta forma, o objetivo do presente artigo é analisar esta nova relação entre mídia e política e qual seu modelo. Logo, pretende-se responder as seguintes perguntas: Qual a cobertura feita pelo Portal Gazeta do Povo durante o período eleitoral? Qual a visibilidade dos principais candidatos à prefeitura no portal? A hipótese é que o espaço dado aos candidatos é distinto. O método utilizado foi o quantitativo, sendo utilizados como parâmetros para a pesquisa os meses de julho a outubro de 2012. Os resultados demonstram que houve 378 entradas contendo ao menos o nome de um dos três principais candidatos às eleições municipais para o cargo de Prefeito.
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