ELITES POLÍTICAS MATO-GROSSENSES E AS DISPUTAS OLIGÁRQUICAS DE 1892, 1899 E 1906
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v2i2.21728Palavras-chave:
Mato Grosso, Disputas Oligárquicas, Primeira RepúblicaResumo
O presente trabalho objetiva analisar a configuração das disputas entre as elites políticas no Mato Grosso, a fim de explicar sua ligação com as Disputas Oligárquicas de 1892, 1899 e 1906. Será feita uma reconstrução histórica, política e social para explicar a ligação das elites e com os processos políticos a luz da bibliográfica consagrada de autores como Leal (1975) e Queiroz (1976). Tendo como hipótese principal que os arranjos e rearranjos políticos, as contradições que configuram o comportamento dessas elites foram a causas das Disputas Oligárquicas. Aa elites republicanas eram arraigadas de resquícios históricos que muito dificultaram a implantação de uma ordem democrática na Primeira República, mas os atores encontraram uma forma de institucionalizar suas práticas políticas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
