Fundamentação teórica da integração regional e sua importância para os PED

Autores

  • Lito Nunes Fernandes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v3i1-2.21379

Palavras-chave:

integração regional, PED, desenvolvimento, globalização.

Resumo

Na atual globalização, a integração de países como estratégia de promoção do desenvolvimento, sustentabilidade socioeconômica e estabilidade política foi-se transformando em estratégia e solução de diversos problemas para os países em desenvolvimento (PED); e sua fundamentação teórica se baseia em que são políticas que proporcionem a elevação da competitividade internacional. O objetivo deste artigo é o estudo teórico do fenômeno da integração com a finalidade vincular sua vantagem ao desenvolvimento dos PED. Conclui-se que a integração é uma estratégia sino quo non mesmo que insuficiente para o desenvolvimento e a inserção dos PED na Globalização.

Biografia do Autor

Lito Nunes Fernandes, UFRGS

Doutorando em Economia pela UFRGS e bolsista da CAPES, Mestre em Direçao Financeira pela Universidad de Mondragon (Espanha), Licenciado em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Ciego de Ávila (Cuba). Professor da Universidade Colinas de Boe, em Bissau.

Downloads

Como Citar

Fernandes, L. N. (2012). Fundamentação teórica da integração regional e sua importância para os PED. Revista Eletrônica De Ciência Política, 3(1-2). https://doi.org/10.5380/recp.v3i1-2.21379

Edição

Seção

Demanda Contínua