AS OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DE PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1990
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v1i2.20435Palavras-chave:
ONU, Operações de manutenção de paz, Transição pós-Guerra FriaResumo
O presente trabalho tem o objetivo de explicar o novo contexto no qual estiveram inseridas as operações de manutenção de paz das Nações Unidas entre as décadas de 1980 e 1990, e como as mudanças engendradas nesse período afetaram a solução pacífica de conflitos. A partir da observação da demanda existente e do interesse dos atores do sistema internacional, verificaremos se a transformação das operações de manutenção de paz teve implicações de origem meramente normativa ou se foi uma necessidade de dar resposta política rápida aos conflitos que emergiram. Faremos uma retomada do surgimento de tais operações e acompanharemos a sua evolução histórica, observando a publicação de documentos da Organização das Nações Unidas e as características dos mandatos aprovados pelo Conselho de Segurança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
