A aprendizagem como transformação do sujeito: apontamentos sobre o lugar da diferença na ordem animal e na ordem humana

Autores/as

  • Caroline Feltz Pajewsky UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/petfilo.v26i1.97938

Resumen

O presente trabalho apresenta a maneira pela qual se estabelece a diferença, no pensamento merleau-pontiano, dos comportamentos animais e dos comportamentos humanos. Na Estrutura do Comportamento, a análise de diferentes resultados da psicologia experimental corrobora uma distinção funcional e não substancial entre as diferentes ordens, de forma a se observar uma relação, recíproca, de fundação entre os mesmos e uma hierarquia entre elas da ordem de uma maior realização da individualidade nas respostas de comportamento. Na medida em que a possibilidade de expressões variadas dos temas exige um princípio geral que orienta o comportamento simbólico, temos como objetivo demonstrar como uma das características da diferença antropológica a sua aderência à ideia de uma verdadeira aprendizagem, dada pela abertura deste tipo de comportamento às transformações decorrentes do contato com o outro, isto é, com o diferente.

Publicado

2025-09-29

Cómo citar

Feltz Pajewsky, C. (2025). A aprendizagem como transformação do sujeito: apontamentos sobre o lugar da diferença na ordem animal e na ordem humana. Cadernos PET-Filosofia, 26(1). https://doi.org/10.5380/petfilo.v26i1.97938

Número

Sección

Memória e Transformação