O Projeto Filósofas UFPR entrevista as ganhadoras do Prêmio Filósofas 2020

Autores

  • Izis Dellatre Bonfim Tomass Universidade Federal do Paraná
  • Bárbara Kathleen Nascimento Canto Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/petfilo.v20i1.80886

Resumo

No dia vinte e dois de dezembro de 2020, às dezenove horas, na página https://www.facebook.com/filosofasufpr , as ganhadoras do Prêmio Filósofas 2020, Kamila Babiuki e Cassiana Stephan concederam uma entrevista exclusiva ao Projeto Filósofas UFPR. Organizado pela Rede Brasileira de Mulheres Filósofas em parceria com a ANPOF, o ano de 2020 marca a primeira edição de um prêmio que visa corrigir ou ao menos reparar uma injustiça recorrente nas premiações (não só) do campo filosófico brasileiro: o de privilegiar indicações, por parte dos departamentos, e premiações, por parte da ANPOF, de dissertações e teses produzidas por pesquisadores homens. O Prêmio Filósofas provocou um verdadeiro rebuliço nos departamentos de Filosofia por todo o Brasil, que se viram tanto face a face com o estigma que eles mesmos auxiliaram a perpetuar quanto com o modo como uma produção acadêmica filosófica de mulheres, por muitas vezes excelente, é diminuída e relegada a segundo plano. Na via contrária, tal acontecimento igualmente motivou diversos projetos nestes mesmos departamentos, os quais objetivaram uma maior visibilidade dessas produções. O Projeto Filósofas UFPR é um deles.

Biografia do Autor

Izis Dellatre Bonfim Tomass, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná, com pesquisa na área de História da Filosofia, ênfase em História da Filosofia do Renascimento, Moderna e Contemporânea, aliada ao estudo dos conceitos civilizatórios e suas presenças na produção estética destes períodos. É membro do Grupo de Trabalho e de Pesquisa Histórias das Filosofias IFPR/UFPR/IFMG/USP (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5729521120128274), e do Grupo de Pesquisa Estudos de Filosofia Moderna e Contemporânea (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6326303088004067), vinculado ao Departamento de Filosofia UFPR. Coordenadora do Núcleo de Filosofia do Corpo e Movimento IFPR-UFPR.

Bárbara Kathleen Nascimento Canto, Universidade Federal do Paraná

Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2018). Atualmente está inscrita no programa de pós graduação na Universidade Federal do Paraná no curso de Doutorado em Filosofia.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Dellatre Bonfim Tomass, I., & Nascimento Canto, B. K. (2021). O Projeto Filósofas UFPR entrevista as ganhadoras do Prêmio Filósofas 2020. Cadernos PET-Filosofia, 20(1). https://doi.org/10.5380/petfilo.v20i1.80886

Edição

Seção

Entrevistas