Open Journal Systems

A filosofia no limite da negação da Vontade de vida

Juliana Domingues de Campos

Resumo


No penúltimo parágrafo de O mundo como vontade e como representação, Schopenhauer, contra a tendência do livro até então, dá um caráter especial à razão na negação da Vontade de vida. O conhecimento abstrato é, nesse contexto, como clarividência da razão, o fundamento para se atingir o conhecimento puramente intuitivo. A partir da análise de algumas formas de conhecimento (conceito, sentimento e Ideia) apresentadas no tomo I da obra, tem-se uma diferenciação clara entre os âmbitos da explicação e da significação do mundo na metafísica da vontade. Assim, o objetivo deste artigo é indicar um possível limite da filosofia, tomando como exemplo a tentativa de conceitualização do nada no último parágrafo da obra, e, por fim, propor uma reflexão acerca do papel do filósofo, para Schopenhauer, na negação da Vontade de vida.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOZA, Jair. Schopenhauer: a decifração do enigma do mundo. São Paulo: Paulus, 2015. Coleção como ler filosofia.

DEBONA, Vilmar. Schopenhauer. São Paulo: Ideias & Letras, 2019.

RODRIGUES, Ruy de Carvalho. Absurdo e limite na filosofia de Schopenhauer. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia. Vol. 9, n 1. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/33637/pdf. Acesso em: abr. 2020.

SCHOPENHAUER, Arthur. Gesammelte Briefe. Hrgs. Arthur Hübscher. Bonn: Bouvier, 1978.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação, Tomo I. Tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. 2ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 2015a.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação, Tomo II: Suplementos aos quatro livros do primeiro tomo. Tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015b.

SILVA, Luan Corrêa. Sobre a negatividade conceitual do sentimento ou a filosofia schopenhaueriana da linguagem. Trans/Form/Ação, Marília, v. 43, n. 1, p. 173-188, Jan./Mar., 2020. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/10003/6307. Acesso em: abr. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/petfilo.v18i1.74009

Apontamentos

  • Não há apontamentos.