ALTERAÇÕES NO TEOR DE MATÉRIA ORGÂNICA DE SOLO E PROVÁVEL EFEITO NO PODER DE PROTEÇÃO AMBIENTAL NAS BORDAS DO PANTANAL DIANTE DA POLUIÇÃO POR PESTICIDAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/pes.v10i0.39667Resumo
Efetuou-se estudo de alterações nos teores e distribuição de matéria orgânica de solos submetidos a atividade altamente dependentes de pesticidas, situados na faixa de bordadura noroeste do Pantanal, município de Cáceres, Mato Grosso (Brasil), entre 1993-97. Com base nos resultados discutiu-se que o provável efeito conjugado das alterações que ocorrem na matéria orgânica destes solos e o uso de pesticidas sobre o poder de proteção do ambiente pantaneiro atribuído à faixa de bordadura do Pantanal. As alterações encontradas na distribuição e a diminuição dos teores de matérias orgânica nos solos desta faixa, em consequência do tipo de ação antrópica praticada implantadas, evidenciaram provável perda de poder de proteção ambiental da faixa de bordadura do Pantanal, aumentando o risco da poluição química potencial existente.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.