A Revista divulga trabalhos técnico-científicos inéditos (não-publicados ou submetidos a outro periódico), resultantes de pesquisa e revisões bibliográficas na área de agrotóxicos e seus resíduos, ecotoxicologia e meio ambiente. São aceitos originais em português, inglês e espanhol, que atendam as disposições normativas abaixo. As opiniões emitidas nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores. A Revista se reserva o direito de adaptar os originais para manter a homogeneidade da publicação, respeitando sempre o estilo do autor. A Pesticidas: revista de ecotoxicologia e meio ambiente está indexada no Chemical Abstract, no CAB Abstract e na base de dados de Literatura Periódica em Ciências Agrárias (PERI).
Os trabalhos (sem identificação dos autores) são apreciados por dois relatores recorrendo-se a outro relator caso haja discordância entre os pareceres. A decisão final cabe ao Conselho Editorial, após análise dos três pareceres.
É publicado um número por ano nas versões impressa e on-line.
Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.