AVALIAÇÃO DA ECOTOXICIDADE DO FUNGICIDA CAPTAN, ATRAVÉS DO ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS ESPÉCIES DE OLIGOCHAETAS EDÁFICOS (Amynthas hawayanus, ROSA-1891 e Eisenia foetida, SAVIGNY-1826)
DOI:
https://doi.org/10.5380/pes.v4i0.39439Resumo
Duas espécies de Oligochaetas edáficos foram avaliados para determinar a CL50 através do método "ARTISOL" adaptado, utilizando-se quatro formulações distintas do fungicida CAPTAN. Os resultados obtidos indicaram variabilidade entre as espécies, demonstrando que agentes químicos podem afetar diferentemente organismos do mesmo grupo. Portanto a utilização de grupos representativos da pedofauna em biotestes confirma a necessidade de aprimorar novas técnicas, com o objetivo de fornecer resultados efetivos que possibilitem entender melhor o grau de toxicidade dos químicos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
