ANÁLISE DE AGROTÓXICOS ORGANOCLORADOS EM CAMARÃO E PESCADO POR CROMATOGRAFIA A GÁS COM DETECTOR DE MICRO CAPTURA DE ELETRONS (GC-µECD)

Autores

  • VERA L. FERRACINI Embrapa Meio Ambiente, Tanquinho Velho, Jaguariúna, SP
  • SONIA C.N. QUEIROZ Embrapa Meio Ambiente, Tanquinho Velho, Jaguariúna, SP
  • MARIA A. ROSA Embrapa Meio Ambiente, Tanquinho Velho, Jaguariúna, SP
  • DÉBORA R. C. DE SOUZA Embrapa Meio Ambiente, Tanquinho Velho, Jaguariúna, SP
  • JÚLIO F. DE QUEIROZ Embrapa Meio Ambiente, Tanquinho Velho, Jaguariúna, SP
  • LOURIVAL COSTA PARAIBA Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna, SP

DOI:

https://doi.org/10.5380/pes.v24i1.39010

Palavras-chave:

MULTIRRESÍDUOS, AGROTÓXICOS, TILÁPIA, CAMARÃO.

Resumo

Otimizou-se um método analítico para a determinação de multirresíduos de organoclorados em camarão marinho para a espécie Litopenaeus vannamei e em músculo de peixes da espécie Oreochromis sp., chamada popularmente de tilápia-vermelha. Utilizou-se a técnica de extração denominada QuEChERS, empregando cromatografia a gás com detector de micro captura de elétrons (CG-µECD) para análise dos seguintes organoclorados em amostras de camarão e em músculo de peixes: hexaclorobenzeno, lindano, DDE, DDT, clorpirifós, endossulfan sulfato, endossulfan beta, endossulfan alfa, heptacloro, aldrin, endrin e dieldrin. O limite de detecção para todos os compostos foi de 0,0005 µg∙g-1 e o limite de quantificação do método foi estabelecido em 0,005 µg∙g-1. Os valores de recuperação variaram entre 80 % e 120 % com desvio padrão (RSD) abaixo de 20 % para todos os compostos.

Downloads

Publicado

2014-12-16

Como Citar

L. FERRACINI, V., C.N. QUEIROZ, S., A. ROSA, M., R. C. DE SOUZA, D., QUEIROZ, J. F. D., & PARAIBA, L. C. (2014). ANÁLISE DE AGROTÓXICOS ORGANOCLORADOS EM CAMARÃO E PESCADO POR CROMATOGRAFIA A GÁS COM DETECTOR DE MICRO CAPTURA DE ELETRONS (GC-µECD). Pesticidas: Revista De Ecotoxicologia E Meio Ambiente, 24. https://doi.org/10.5380/pes.v24i1.39010

Edição

Seção

Artigos