Disputa eleitoral e estratégias de campanha na internet: padrões de uso dos websites pelos candidatos em 2012
Resumo
O artigo analisa o uso que os candidatos a prefeito nas eleições de 2012 fizeram da internet ao longo do período eleitoral. O objetivo do estudo é identificar os padrões e diferenças no uso dessa ferramenta a partir da observação de duas características específicas: estratégias e tematização. A proposta é observar esse espaço de campanha conforme o conteúdo disponibilizado e não por meio da presença ou ausência de potencialidades interativas e participativas. Os dados apresentados aqui são resultados parciais de uma pesquisa que está em andamento, sendo que foram incluídas neste artigo, de maneira comparativa, as campanhas realizadas pelos principais candidatos de três capitais: São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. A metodologia usada é quantitativa de análise de conteúdo e ao todo foram analisados 1268 posts, o que representa o total de atualizações do período eleitoral para os oito candidatos das três capitais. No que diz respeito à tematização, predominam os textos que enfatizam a campanha eleitoral factual. Já sobre as estratégias, a campanha online é usada, majoritariamente, para enfatizar as propostas de políticas públicas e transpor a campanha realizada em outras esferas. As demais estratégias aparecem dispersas entre os candidatos.
Palavras-chave
internet; campanha online; eleições 2012; estratégias de campanha; candidatos.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/pr_eleitoral.v3i3.42802
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