Disputa eleitoral e estratégias de campanha na internet: padrões de uso dos websites pelos candidatos em 2012

Autores

  • Michele Goulart Massuchin
  • Camilla Quesada Tavares

DOI:

https://doi.org/10.5380/pr_eleitoral.v3i3.42802

Palavras-chave:

internet, campanha online, eleições 2012, estratégias de campanha, candidatos.

Resumo

O artigo analisa o uso que os candidatos a prefeito nas eleições de 2012 fizeram da internet ao longo do período eleitoral. O objetivo do estudo é identificar os padrões e diferenças no uso dessa ferramenta a partir da observação de duas carac­terísticas específicas: estratégias e tematização. A proposta é observar esse espaço de campanha conforme o conteúdo disponibilizado e não por meio da presença ou ausência de potencialidades interativas e participativas. Os dados apresentados aqui são resultados parciais de uma pesquisa que está em andamento, sendo que foram incluídas neste artigo, de maneira comparativa, as campanhas realizadas pelos princi­pais candidatos de três capitais: São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. A metodologia usada é quantitativa de análise de conteúdo e ao todo foram analisados 1268 posts, o que representa o total de atualizações do período eleitoral para os oito candida­tos das três capitais. No que diz respeito à tematização, predominam os textos que enfatizam a campanha eleitoral factual. Já sobre as estratégias, a campanha online é usada, majoritariamente, para enfatizar as propostas de políticas públicas e transpor a campanha realizada em outras esferas. As demais estratégias aparecem dispersas entre os candidatos.

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Como Citar

Massuchin, M. G., & Tavares, C. Q. (2014). Disputa eleitoral e estratégias de campanha na internet: padrões de uso dos websites pelos candidatos em 2012. Paraná Eleitoral: Revista Brasileira De Direito Eleitoral E Ciência política, 3(3). https://doi.org/10.5380/pr_eleitoral.v3i3.42802

Edição

Seção

Artigos Ciência Política