Normas para envio de artigos
Os artigos devem ser enviados à revista Paraná Eleitoral em formato DOC, DOCX ou compatível com o Word for Windows.
Os artigos devem ser inéditos, salvo dispensa dos editores quando se tratar de matéria relevante e de interesse da comunidade político-eleitoral. Em formulário específico enviado ao autor após o aceite do texto, esse deverá declarar o ineditismo do trabalho e autorizar a publicação, cedendo os direitos autorais para a Paraná Eleitoral.
A fim de garantir o anonimato, deve-se submeter o artigo com uma página de rosto contendo as seguintes informações: autoria, filiação institucional, qualificação acadêmica, três últimas publicações relevantes, endereço de contato, telefone e endereço eletrônico.
Os manuscritos devem ser enviados em fonte Garamond tamanho 12, em espaçamento duplo. As margens esquerda, superior e inferior devem ter três centímetros e a direita dois centímetros. O texto deve apresentar título simples e direto. Quanto ao tamanho dos artigos, sugere-se não ultrapassar 9 000 palavras (ou até 30 laudas), incluídas notas de rodapé e referências bibliográficas.
Os artigos deverão ser obrigatoriamente acompanhados: (a) de um resumo de no máximo 250 palavras (ou 10 linhas) em português e inglês sintetizando o tema discutido, as hipóteses de trabalho, métodos e ferramentas utilizadas nas análises dos dados e as principais conclusões; as conclusões ou achados do estudo devem obrigatoriamente constar no resumo; (b) de uma relação de cinco palavras-chave para efeito de indexação bibliográfica. O resumo deverá ser redigido em parágrafo único.
Exemplo de Palavras-chave: partido político; sistema partidário; democracia; seleção de candidatos; cotas de gênero.
A responsabilidade pela revisão ortográfica e gramatical é do autor do manuscrito.
Referências à paginação devem apresentar sua forma mais resumida (ex: 74-9; 3-5; 131). O mesmo deve se proceder quanto a datas, utilizando o formato dd/mm/aaaa. Tabelas e gráficos (que devem ser elaborados em programa do Office) bem como imagens e figuras devem constar no corpo do texto. Devem estar numeradas e com titulação clara e resumida. As referências e fontes das tabelas, figuras e imagens devem constar imediatamente abaixo das mesmas. É imprescindível indicar as fontes dos dados utilizados na confecção de tabelas, quadros e imagens. As referências deverão ser feitas em formato “autor:data” no corpo do artigo. Todas as fontes utilizadas na pesquisa e citadas no texto deverão constar no final do artigo com o título “Referências”.
Referências bibliográficas ao longo do texto devem responder ao seguinte formato: (Santos, 1998, 71-2); para mais de um autor utilizar (Santos e Pereira, 2007); quando a referência trouxer mais de dois autores utilizar et al. após o primeiro autor, sempre em itálico (Santos et al., 2003). Para textos do mesmo autor, porém de anos diferentes, utilizar ordem alfabética para diferenciar as obras citadas, como no exemplo: (Santos, 2001a; Santos, 2001b).
O item “Referências” deverá conter os seguintes formatos para diferentes tipos de publicação:
Livros: SOBRENOME, Nome (abreviado). (ano). Título em itálico. Cidade: Editora.
Artigos de periódicos: SOBRENOME, Nome (abreviado). (ano). Título do artigo. Nome do Periódico em itálico, vol., n., paginação (x-y).
Capítulos de livros: SOBRENOME, Nome (abreviado). (ano). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do livro em itálico. Cidade: Editora.
Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). (ano). título em itálico. Disponível em: [endereço de acesso]. [data de acesso].
Trabalhos não publicados: SOBRENOME, Nome (abreviado). (ano). Título do trabalho. Filiação institucional do autor. Digit.
Documentos: Título do documento. (ano). Fonte. Local de Publicação: Órgão responsável pela publicação. Data de consulta ou acesso.
Todo destaque que se queira fazer no texto deve ser feito em itálico. As palavras estrangeiras que não possuem equivalente em português ou espanhol ou visem preservar estilo devem também estar em itálico. Jamais deve ser usado o negrito ou o sublinhado.
Citações de outros autores contendo até três linhas devem ser feitas entre aspas, no corpo do texto. As citações que superam três linhas deverão estar em parágrafo próprio, com recuo dobrado, fonte um ponto menor que a do texto principal. As citações em línguas que não a do texto no qual o artigo foi redigido devem ser obrigatoriamente traduzidas.
As notas de rodapé deverão ser de natureza substantiva, limitadas ao mínimo indispensável e indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente. Para as notas de rodapé utiliza-se letra Garamond, tamanho 10, com espaçamento simples.