Clientelismo, internet e voto: A campanha nos websites dos candidatos a vereador no Brasil Meridional
DOI:
https://doi.org/10.5380/pr%20eleitoral.v1i1.42731Palavras-chave:
candidatos, websites, eleições municipais, participação política, clientelismo.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de nossa pesquisa sobre o uso da internet pelos candidatos a vereador de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. A partir do exame da campanha virtual dos candidatos que utilizaram websites entre os cerca de 1 400 postulantes aos cargos de vereador nestas capitais, procuramos avaliar o uso que estes políticos fizeram da internet nas eleições municipais de outubro de 2008. Nossa hipótese básica é a de que as páginas web dos candidatos a cargos eletivos, especialmente os vereadores, serviram predominantemente para veicular práticas tradicionais de política, reforçando os vínculos personalistas e clientelistas com o eleitorado.
Downloads
Como Citar
Braga, S., Becher, A., & Nicolás, M. A. (2012). Clientelismo, internet e voto: A campanha nos websites dos candidatos a vereador no Brasil Meridional. Paraná Eleitoral: Revista Brasileira De Direito Eleitoral E Ciência política, 1(1). https://doi.org/10.5380/pr eleitoral.v1i1.42731
Edição
Seção
Artigos Ciência Política