Galopera - Música Instrumental Paraguaia no Brasil

Autores

  • Julio César Matos Borba Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v10i2.61656

Palavras-chave:

Polca paraguaia, Música instrumental, sertanejo, Brasil

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre os elementos musicais e extramusicais (BLACKING, 1973) constituintes da Polca paraguaia. O objeto de análise utilizado é a gravação da música Galopera, interpretada pelo harpista Luís Bordón no disco “La Paloma” de 1998. Obteve-se como resultado a verificação dos conceitos musicológicos dos autores paraguaios, como o sincopado paraguaio e a polirritmia constante. Foi discutido também o conceito de táticas (CERTEAU,1998) de resistência à invisibilização dos paraguaios nos meios de produção discográfica no Brasil.

Biografia do Autor

Julio César Matos Borba, Universidade Federal do Paraná

Mestre em etnomusicologia e doutorando em etnomusicologia pela Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2020-05-28

Como Citar

Matos Borba, J. C. (2020). Galopera - Música Instrumental Paraguaia no Brasil. Música Em Perspectiva, 10(2). https://doi.org/10.5380/mp.v10i2.61656

Edição

Seção

Artigos