Escrita para Vassourinhas e sua relação com os sistemas de notação coreográfica

Autores

  • Liliana Harb Bollos Centro Universitário Campo Limpo Paulista
  • Nelton Essi Centro Universitário Campo Limpo Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v10i2.59719

Palavras-chave:

Vassourinhas.Notação musical. Notação na dança. Metodologia.

Resumo

Quando tocamos com vassourinhas, fazemos sequências de padrões de movimentos como na dança. No entanto, no caso do baterista esses movimentos emitem som. Podemos relacionar a escrita do movimento usada na dança desde 1700 com a escrita para vassourinhas de Ed Thigpen, Clayton Cameron e Kirk Wilis a fim de melhorar nossas técnicas de notação. Apesar de ter uma forte tradição oral, os coreógrafos e bailarinos também sentiram necessidade de registrar e perpetuar suas coreografias pela escrita. Analisaremos a Labanotation, Benesh Movement Notation e a Sutton Movement Shorthand. A escrita para vassourinhas ainda se encontra em movimento de evolução e é necessário que olhemos para a história para poder contribuir com ela.

Biografia do Autor

Liliana Harb Bollos, Centro Universitário Campo Limpo Paulista

pianista, professora e pesquisadora, é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre e bacharel em Música (performance em piano – jazz) pela Kunst Universität Graz (Áustria) e bacharel e licenciada em Letras (FFLCH-USP). É autora dos livros Bossa Nova e Crítica: Polifonia de Vozes na Imprensa (Annablume / Funarte, 2010), tese de doutorado premiada com o edital Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2010 e Clara na Música Popular (Ed. Som, 2011) e diversos artigos acadêmicos. Atualmente cursa o Pos-Doc na EMAC-UFG na área de Piano em Grupo sob supervisão do prof. Dr. Carlos H.Costa.

Nelton Essi, Centro Universitário Campo Limpo Paulista

Nelton Essi é formado em bateria pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e em percussão pelo Instituto de Artes da UNESP, onde participou do grupo Grupo de Percussão (PIAP). Tem pós-graduação em Música Popular pelo Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP). É multipercussionista, especializado em bateria e vibrafone, atuando como baterista na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo da qual faz parte desde 2005. É autor do DVD “Vassourinhas Brasileiras” sobre técnicas de vassourinhas aplicadas à música brasileira (2013). É professor da Fundação das Artes de SCS e FIAM-FAAM (FMU). É apoiado pelos instrumentos Torelli Musical.

Downloads

Publicado

2020-05-28

Como Citar

Bollos, L. H., & Essi, N. (2020). Escrita para Vassourinhas e sua relação com os sistemas de notação coreográfica. Música Em Perspectiva, 10(2). https://doi.org/10.5380/mp.v10i2.59719

Edição

Seção

Artigos