Análise temporal e comparação de gravações do excerto orquestral para flauta do Prélude à l´après-midi d´un faune de Claude Debussy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v9i1.48409

Palavras-chave:

Análise Temporal, Comparação de Gravações, Excerto Orquestral para Flauta, Prélude à l´après-midi d´un faune, Claude Debussy

Resumo

O presente estudo visa analisar alguns aspectos temporais do excerto orquestral para flauta do Prélude à l´après-midi d´un faune de Claude Debussy. Para tal, foram selecionadas dez vídeos de gravações ao vivo de orquestras profissionais europeias no sítio do YouTube. Os quatro primeiros compassos que constituem o solo de flauta foram analisados por meio do Sonic Visualiser e comparados quanto ao andamento, acurácia rítmica e rubato. Como resultados, não encontramos um andamento em comum entre as gravações, porém observamos a utilização pródiga do rubato em contradição à literatura (McCutchan, 1994; Lord, 1998; Buck, 2003; Rodrigues, 2015). Por fim, discutimos também a influência da respiração sob o timing em relação as demais competências técnico-interpretativas como estilo, fraseado e expressividade musical.

Biografia do Autor

André Sinico, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando e Mestre em Música – Práticas Interpretativas/Flauta pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Música – Flauta pela Universidade Estadual de Campinas e Licenciado pela Universidade Católica de Brasília. Foi Professor de Música de Câmara na Escola de Música de Brasília e flautista da Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas – UNICAMP. Tem publicado trabalhos sobre a literatura e pedagogia da flauta, psicologia da música e cognição musical, além de proferir palestras sobre ansiedade de performance musical no Brasil e exterior.

Cristina Capparelli Gerling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pianista e Professora Titular da UFRGS desde 1996, concilia ativamente suas atividades docentes, de pesquisas e artísticas seja como palestrante, como professora convidada para masterclasses no pais e no exterior, como concertista e recitalista, como parceira com destacados instrumentistas, como integrante de bancas de concurso de pianos e concursos docentes e como pesquisadora do CNPq na área de cognição musical, psicologia da música e do repertório latino-americano do século XX.

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

Sinico, A., & Gerling, C. C. (2016). Análise temporal e comparação de gravações do excerto orquestral para flauta do Prélude à l´après-midi d´un faune de Claude Debussy. Música Em Perspectiva, 9(1). https://doi.org/10.5380/mp.v9i1.48409

Edição

Seção

Artigos