Algumas considerações sobre a obra Oboé solo 1 a 4 de Heitor Alimonda.

Authors

  • Lúcius Batista Mota UFSM
  • Fúlvio Ferrari Conservatório de Tatui

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v8i2.40568

Keywords:

Música brasileira. Oboé solo. Heitor Alimonda. Música do século XX para oboé.

Abstract

Neste artigo discute-se a única obra conhecida para oboé solo de Heitor Alimonda. Com o objetivo de se contextualizar o autor e sua obra, realizou-se uma revisão bibliográfica e entrevistas com dois intérpretes. Observa-se que a obra tem alto valor artístico e que merece maior divulgação. Através da análise da obra se entende que se trata de uma suíte em quatro breves movimentos. Algumas sugestões de interpretação também são propostas.

Author Biographies

Lúcius Batista Mota, UFSM

Mestre em musicologia pela UNESP, 2009, com dissertação sobre o poema sinfônico Telêmaco, do compositor mineiro Francisco Valle (1869-1906). Possui graduação em Música pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor de oboé na Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de música de câmara, musicologia histórica e ensino de oboé. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Francisco Valle, história da música brasileira, com ênfase no final do século XIX, interpretação musical com ênfase em oboé e música de câmara. Tem interesse na música do século XX para oboé, tendo estreado diversas obras para seu instrumento. Possui experiência no ensino de história da música, no ensino de oboé e edição crítica. 

Fúlvio Ferrari, Conservatório de Tatui

Possui graduação em Música pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (1994). Apresentou-se como solista e recitalista em diversas salas de São Paulo. Atualmente é professor de harmonia, contraponto, análise e fortepiano - Conservatório Dramático e Musical de Tatuí "Dr. Carlos de Campos". Apresenta-se regularmente como pianista e suas composições tem sido realizadas principalmente em diversas cidades brasileiras.

Published

2016-05-17

How to Cite

Mota, L. B., & Ferrari, F. (2016). Algumas considerações sobre a obra Oboé solo 1 a 4 de Heitor Alimonda. Música Em Perspectiva, 8(2). https://doi.org/10.5380/mp.v8i2.40568

Issue

Section

Artigos