Da psicologia cognitiva à cognição musical: um olhar necessário para a educação musical

Autores

  • Alexandre Meirelles UFPR
  • Tania Stoltz
  • Valeria Lüders

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v7i1.38135

Palavras-chave:

música, psicologia da música, educação musical

Resumo

O presente artigo é um estudo bibliográfico que aborda como o domínio de conhecimento da música foi influenciado pela psicologia cognitiva, formando a disciplina de psicologia da música, ou como alguns autores denominam cognição musical. Esta recente aproximação trouxe certa interdisciplinaridade proporcionando avanços na compreensão de como a mente humana relaciona-se com a música. Aborda-se também neste texto como  recentes pesquisas em cognição musical podem contribuir para a educação musical e para a educação como um todo. Nesse sentido, a literatura tem apontado a influência sociocultural no aprendizado informal e no desenvolvimento de habilidades cognitivas multimodais no que tange a educação musical formal. Conclui-se que a educação musical deve levar em conta os avanços das ciências cognitivas integrando e repensando novas formas de ensino que abarquem a cognição como um todo.

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Publicado

2014-06-10

Como Citar

Meirelles, A., Stoltz, T., & Lüders, V. (2014). Da psicologia cognitiva à cognição musical: um olhar necessário para a educação musical. Música Em Perspectiva, 7(1). https://doi.org/10.5380/mp.v7i1.38135

Edição

Seção

Artigos