Open Journal Systems

A percepção dos licenciandos sobre a motivação em uma aula de música

Teresa Mateiro, Andrea Hellena dos Santos, Ana Ester Correia Madeira

Resumo


Este artigo analisa as percepções dos acadêmicos do curso de Música-Licenciatura sobre a motivação em uma aula de música ministrada para o 1º ano do ensino fundamental em uma escola canadense. Os licenciandos assistiram à gravação da referida aula e registraram livremente suas percepções. Os fatores motivacionais mais destacados referem-se à aula, às crianças e à professora. Entre eles, os temas da aula e as atividades escolhidas, seu planejamento, sequência e procedimentos de ensino foram o foco da análise, ficando evidente o quanto isso influencia o interesse das crianças. Componentes mais subjetivos da motivação, como fatores internos, foram menos mencionados nos relatos dos estudantes. Conclui-se, por um lado, que a motivação em sala de aula é um tema conhecido e considerado com frequência significativa pelos estudantes em formação docente e, por outro, que o fato de analisar outras práticas pode implicar processos individuais de reflexão necessários à construção do conhecimento profissional.

Palavras-chave


aula de música, motivação, licenciatura

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/mp.v6i1.34027