Vibrações Brasileiras: Repertório brasileiro para vibrafone solo*

Autores

  • Ronan Gil de Morais Universidade de Estrasburgo

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v5i1.30145

Palavras-chave:

vibrafone, percussão, história da percussão, repertório para percussão.

Resumo

No Brasil, trabalhos anteriores enfocaram certos aspectos específicos da pesquisa relacionada ao vibrafone. Porém, o repertório local, o desenvolvimento próprio do instrumento no país e os músicos que se dedicaram a ele não foram objeto de estudo acadêmico. Assim, alguns elementos serão aqui abordados e discutidos, como: as peças brasileiras específicas para vibrafone solo, os compositores que se ativeram a escrever e os instrumentistas que se dedicaram a tal instrumento e tal literatura. O presente artigo apresenta então um levantamento de composições originais de autores brasileiros para vibrafone solo e elabora um panorama histórico de músicos que desempenharam uma contribuição importante para o instrumento no cenário nacional.

Biografia do Autor

Ronan Gil de Morais, Universidade de Estrasburgo

É mestre pela Université de Strasbourg (Unistra) e Conservatoire de Strasbourg (França) onde cursou o mestrado em Composition et Interprétation musicales sob orientação de Emmanuel Séjourné e Alessandro Arbo. Graduou-se em Percussão pela UNESP onde teve aula com John Boudler, CarlosStasi e Eduardo Gianesella. Foi integrante do Grupo Piap de 2006 a 2010. Com este grupo participou da North American Tour (2010) com 11 concertos pelos Estados Unidos e Canadá, bem como de concertos com Katia e Marielle Labèque,com o Coro da OSESP, com Florent Jodelet e nos mais diversos festivais e salas de concerto do país. Atualmente integra o Babel Trio com o qual realizou concertos pela França e Itália e o DUALphα dedicado ao repertório para piano e percussão.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

Morais, R. G. de. (2012). Vibrações Brasileiras: Repertório brasileiro para vibrafone solo*. Música Em Perspectiva, 5(1). https://doi.org/10.5380/mp.v5i1.30145

Edição

Seção

Artigos