O uso da citação na peça Dream-Images do Makrokosmos I para piano amplificado de George Crumb

Autores

  • André de Cillo Rodrigues USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v5i1.30142

Palavras-chave:

Análise musical, Citação musical, Metalinguagem, George Crumb, Século XX.

Resumo

Este texto propõe uma análise de Dream-Images do compositor George Crumb. Na peça, ocorre uma citação da seção intermediária da Fantasia-Improviso de Chopin. Tomamos como referência conceitual, além de depoimentos do próprio autor no prefácio da partitura de Makrokosmos I, trabalhos recentes sobre a utilização da citação musical como os trabalhos de Simms, Antokoletz, Bukholder e Ramaut- Chevassus entre outros. Ao final, comentamos diferenças entre a citação musical antes e depois do século XX e a importância do universo semântico suscitado através da citação de Chopin.

Biografia do Autor

André de Cillo Rodrigues, USP

Bacharel em Composição pela USP. Estudou no conservatório Souza Lima com Miguel Laprano. Durante a graduação estudou música com Willy Corrêa de Oliveira e Aylton Escobar. Na USP também cursou parcialmente o Bacharelado em Regência. Foi bolsista da FAPESP entre 2006 e 2007 sob orientação de Amílcar Zani. Atualmente, mantém aulas de composição musical com Mauricio de Bonis e cursa o Mestrado na USP com auxílio da bolsaFAPESP.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

Rodrigues, A. de C. (2012). O uso da citação na peça Dream-Images do Makrokosmos I para piano amplificado de George Crumb. Música Em Perspectiva, 5(1). https://doi.org/10.5380/mp.v5i1.30142

Edição

Seção

Artigos