Análise estrutural de Ragtime para onze instrumentos , de Igor Stravinsky (1882 – 1971)

Autores

  • Alexy Veigas CMPB de Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v4i1.26414

Palavras-chave:

Stravinsky, Ragtime para onze instrumentos, análise musical, teoria dos conjuntos.

Resumo

Neste artigo busca-se investigar indícios na peça de Igor Stravinskyintitulada Ragtime para onze instrumentos da existência do elemento popular nomaterial composicional e levantar questões relacionadas à sua análise estrutural, tendocomo base a teoria de Allen Forte (1973).

Biografia do Autor

Alexy Veigas, CMPB de Curitiba

Arranjador, compositor, produtor musical e pianista. Mestre emMúsica pela Universidade Federal do Paraná, Bacharel em Música Popular pela Faculdadede Artes do Paraná e formado em Arranjo pelo Conservatório de MPB de Curitiba. Comopesquisador, recriou 34 partituras das gravações originais do sambista mangueirenseGeraldo Pereira e desenvolveu dissertação sobre o elemento popular na peça "Ragtime ParaOnze Instrumentos", de Igor Stravinsky. Tem experiência na docência de nível superioratravés de estágio na UFPR, onde lecionou as disciplinas de Editoração Musical, Piano eArranjos Instrumentais. Atualmente é professor de Harmonia do Conservatório de MPB deCuritiba.

Downloads

Como Citar

Veigas, A. (2011). Análise estrutural de Ragtime para onze instrumentos , de Igor Stravinsky (1882 – 1971). Música Em Perspectiva, 4(1). https://doi.org/10.5380/mp.v4i1.26414

Edição

Seção

Artigos