Condições de um formalismo musical contemporâneo

Autores

  • Marcos Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v3i2.21987

Palavras-chave:

cognição musical, formalismo musical, sintaxe musical, análise musical, memória.

Resumo

O artigo enfoca as principais questões que estiveram na base da constituição do formalismo musical emergente na segunda metade do século XIX, e desenvolve uma sucinta revisão da progressiva migração dessas teorias para o domínio da teoria da percepção e da psicologia cognitiva, transformando-se num dos tópicos centrais da pesquisa musical em ciência cognitiva contemporânea. A motivação deste estudo é ressaltar o flagrante desacordo entre o discurso analítico estruturalista, fortemente apoiado na idéia de autonomia do texto musical escrito e nas coerências formais que este pode revelar, e as preocupações dos precursores do formalismo musical, que sem exceção apontaram na direção de questões intimamente ligadas à experiência perceptiva do ouvinte. Pretende-se, portanto, contribuir com a fundamentação de um projeto de entendimento musical, que se prescindir dos recursos das técnicas sintáticas, deve se radicar na pesquisa dos modos de percepção da forma e dos sentidos advindos desses processos.

Biografia do Autor

Marcos Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Marcos Nogueira é Doutor em Comunicação e Cultura, com tese intitulada "O ato da escuta e a semântica do entendimento musical", Mestre em Música e Bacharel em Composição. Professor Adjunto do Departamento de Composição  e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, instituição em que desenvolve projeto denominado "A poética da mente musical", no campo da pesquisa cognitiva aplicada à Música. Como pesquisador atua nas subáreas de Composição Musical, Teoria da Música e Educação Musical, tendo se dedicado, nos últimos dez anos, à pesquisa em Cognição Musical. Atua regularmente como compositor, desde 1987, com participações em festivais e mostras variadas de Música de concerto contemporânea.

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Como Citar

Nogueira, M. (2010). Condições de um formalismo musical contemporâneo. Música Em Perspectiva, 3(2). https://doi.org/10.5380/mp.v3i2.21987

Edição

Seção

Artigos