Da Santa Ceia às Bodas de Caná na Bahia: estudo da iconografia musical nos azulejos da Igreja Basílica de N. S. do Bonfim

Autores

  • Pablo Sotuyo Blanco Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v2i1.19963

Palavras-chave:

iconografia musical, Igreja do Bonfim, Bahia, RIdIM, Veronese

Resumo

O presente artigo aborda o processo e os eventuais obstáculos inerentes à catalogação de Iconografia musical no contexto do RIdIM-Brasil, projeto de indexação, catalogação, pesquisa e divulgação do patrimônio iconográfico musical brasileiro. Desde a sua fundação em fevereiro de 2008, iniciou as suas atividades em Salvador, Bahia. O patrimônio iconográfico musical inclui toda e qualquer representação imagética (em duas ou três dimensões) relativa à música, incluindo cenas, personagens, instrumentos, coreografias, performance, notação musical e até cenogragias e vestuário, dentre as mais relevantes. Exemplifica-se aqui o referido processo de catalogação com um dos 28 painéis de azulejos da Igreja Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador (Bahia), em virtude de ser o religioso um dos vetores sócio-culturais mais importantes da cidade, do município e do Estado.

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Publicado

2010-11-26

Como Citar

Blanco, P. S. (2010). Da Santa Ceia às Bodas de Caná na Bahia: estudo da iconografia musical nos azulejos da Igreja Basílica de N. S. do Bonfim. Música Em Perspectiva, 2(1). https://doi.org/10.5380/mp.v2i1.19963

Edição

Seção

Artigos