A música que soa nas escolas: contribuições de um estudo etnográfico

Authors

  • Guilherme Romanelli Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v2i2.19530

Keywords:

educação musical, ensino fundamenta, etnografia.

Abstract

O presente artigo relata uma pesquisa etnográfica realizada em séries iniciais do ensino fundamental que buscou entender a relação que as crianças estabelecem com a música dentro do cotidiano escolar. Para construir os pressupostos teóricos sobre cultura, escolarização e música, foram selecionados autores que contribuem para problematizar a função da escola na reprodução de determinadas formas culturais, e autores que apontam a possibilidade de examinar as experiências dos sujeitos na escola. Para o campo empírico, foi escolhida a etnografia como alternativa teórico-metodológica para pesquisar a música na escola. São discutidos os resultados da experiência no trabalho de campo, apresentando as análises do material que foi registrado por meio da observação participante.

How to Cite

Romanelli, G. (2009). A música que soa nas escolas: contribuições de um estudo etnográfico. Música Em Perspectiva, 2(2). https://doi.org/10.5380/mp.v2i2.19530

Issue

Section

Artigos