A música que soa nas escolas: contribuições de um estudo etnográfico

Autores

  • Guilherme Romanelli Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v2i2.19530

Palavras-chave:

educação musical, ensino fundamenta, etnografia.

Resumo

O presente artigo relata uma pesquisa etnográfica realizada em séries iniciais do ensino fundamental que buscou entender a relação que as crianças estabelecem com a música dentro do cotidiano escolar. Para construir os pressupostos teóricos sobre cultura, escolarização e música, foram selecionados autores que contribuem para problematizar a função da escola na reprodução de determinadas formas culturais, e autores que apontam a possibilidade de examinar as experiências dos sujeitos na escola. Para o campo empírico, foi escolhida a etnografia como alternativa teórico-metodológica para pesquisar a música na escola. São discutidos os resultados da experiência no trabalho de campo, apresentando as análises do material que foi registrado por meio da observação participante.

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Como Citar

Romanelli, G. (2009). A música que soa nas escolas: contribuições de um estudo etnográfico. Música Em Perspectiva, 2(2). https://doi.org/10.5380/mp.v2i2.19530

Edição

Seção

Artigos