Um mapa da tendências de composição pós-1980 que utilizam recursos tecnológicos

Autores

  • Leandro Pedrotti Coradini Universidade de Valladolid
  • Edson Zampronha Universidade de Valladolid

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v2i2.19529

Palavras-chave:

composição musical, tendências, pós-combinatória, algoritmos, escuta, interatividade.

Resumo

O presente trabalho apresenta um mapa das principais tendências de composição musical pós-1980 que utilizam meios tecnológicos, seja como recurso auxiliar à composição, seja para a criação do resultado final da obra, ou seja, como um suporte para diferentes formas de interação musical. Para a realização deste mapa foram analisados todos os artigos dedicados ao tema publicados entre 1980 e 2001 em sete periódicos dedicados à música comtenporanêa: Perspectives of New Music, Ars Sonora, Comtemporary Music Review, Computer Music Journal, Journal of New Music Research. Organised Sound, e Journal of Electroacoustic Music. Os artigos selecionados foram divididos em três tendências principais. Cada tendência é apresentada individualmente, indicando suas características mais destacadas. Uma característica comum a todas elas é uma reação a métodos de composição centrados em combinatórias de parâmetros ou de eventos sonoros presentes em certas propostas anteriores a 1980. O resultado desta reação, no entanto, não se limita a uma superação dos problemas que detectam. As respostas que oferecem terminam, efetivamente, por introduzir novas perspectivas e princípios composicionais.

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Como Citar

Coradini, L. P., & Zampronha, E. (2009). Um mapa da tendências de composição pós-1980 que utilizam recursos tecnológicos. Música Em Perspectiva, 2(2). https://doi.org/10.5380/mp.v2i2.19529

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Seção

Artigos