Open Journal Systems

Soluções baseadas na natureza: conjunto de práticas, teoria científica ou movimento de transformação?

Andréa Castelo Branco Brasileiro-Assing, Janaína Ferreira Guidolini, Anelise Gomes da Silva, Mariana Gomes de Abreu Marques, Wilson Cabral de Sousa Júnior, Paulo Antônio de Almeida Sinisgalli

Resumo


A expressão Soluções baseadas na Natureza (SbN) vem ocupando espaço nos discursos acadêmicos e políticos desde 2008, quando foi pela primeira vez mencionada. Porém, como toda nova expressão, sua aplicação tem sido diversa, gerando assim confusão sobre o que de fato são SbN. Neste artigo, através de uma revisão sistemática, buscou-se compreender o que são as SbN, a partir de três perspectivas: conjunto de práticas, abordagem científica e movimento de transformação. Perspectivas que, embora diferentes, mostraram-se complementares na compreensão do que são as SbN. Como resultado, apresenta-se uma definição integradora dessas três perspectivas, na qual se define as SbN como sendo ações práticas, teoria científica e movimento de transformação que têm por objetivo o estudo, proposição e aplicação de estratégias de solução sustentáveis aos problemas socioambientais, a partir da compreensão do funcionamento de sistemas sociais e ecológicos equilibrados e ressignificação da relação homem-natureza.


Palavras-chave


Soluções baseadas na Natureza; infraestrutura verde; relação homem-natureza; soluções sustentáveis; sistemas sociais e ecológicos.



DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v63i0.90137