Ciclos, territórios e escassez hidrossociais na construção de desigualdades e exclusão do acesso à água: uma revisão sistemática integrativa

Autores

  • Andreza Garcia de Gouveia Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Ana Lucia Nogueira de Paiva Britto Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Rosa Maria Formiga-Johnsson Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.83893

Palavras-chave:

ciclos hidrossociais, territórios hidrossociais, escassez hidrossocial, desigualdades do acesso à água

Resumo

Este artigo é resultado de uma revisão sistemática integrativa da literatura científica do campo da ecologia política, que faz uso dos conceitos de ciclos, territórios e escassez hidrossociais para a análise das desigualdades e da precariedade do acesso à água. A partir da busca sistemática em quatro bases científicas, foram identificados 24 artigos entre os anos de 2009 e 2020 que utilizam a abordagem hidrossocial para discutir assimetrias e exclusão do acesso à água.  Nos resultados, obteve-se que os estudos que evocam esta análise caracterizam-se, em suma, como estudos de caso em países em desenvolvimento, em especial da América Latina, onde existe a implantação das lógicas de mercado com uso intensivo de água para a exportação no meio rural ou com grandes desigualdades sociais no ambiente urbano. Ainda, que as estratégias de controle e exclusão da água percorrem desde a quebra das práticas tradicionais e dos significados culturais nas relações de grupos sociais com a água à manipulação das infraestruturas hidráulicas e gestão dos serviços de abastecimento.

Biografia do Autor

Andreza Garcia de Gouveia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Ciências do Meio Ambiente (PPGMA/UERJ).  Mestre em Engenharia Ambiental e Sanitária (PEAMB/UERJ). Graduada em Gestão Ambiental (IFRJ).

Ana Lucia Nogueira de Paiva Britto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Urbanismo pelo Institut D'Urbanisme de Paris - Université de Paris XII (Paris-Val-de-Marne); Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Rosa Maria Formiga-Johnsson, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Ciências e Técnicas Ambientais pela Université de Paris-Est Créteil (França); professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Publicado

2023-09-14

Como Citar

Gouveia, A. G. de, Britto, A. L. N. de P., & Formiga-Johnsson, R. M. (2023). Ciclos, territórios e escassez hidrossociais na construção de desigualdades e exclusão do acesso à água: uma revisão sistemática integrativa. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 62. https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.83893