Resiliência nos estudos rurais: um mapeamento bibliométrico das publicações científicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.82664

Palavras-chave:

análise bibliométrica, resiliência rural, desenvolvimento rural, produção científica

Resumo

A Resiliência é um “conceito reemergente” que tem atraído o interesse de cientistas de diversas áreas, autoridades e organizações internacionais. O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar a produção científica sobre resiliência nos estudos rurais, por meio de uma revisão bibliométrica. A análise cobre as seguintes questões: quantidade e cronologia das publicações, procedência dos trabalhos, além de artigos e autores mais citados. Foram identificadas 148 publicações em inglês nas bases de dados SCOPUS e Web of Science, até dezembro de 2020. Os resultados demonstram que as publicações envolvendo a resiliência nos estudos rurais tem experimentado um aumento significativo em diversos periódicos internacionais, desde 2010. Observou-se ainda que existe um domínio acadêmico de pesquisadores originários dos EUA, Austrália e países do Reino Unido, todavia a China também tem apresentado uma significativa tendência de crescimento nesta área. O artigo termina apontando a importância de se incorporar tal lente teórica nos estudos rurais.

Biografia do Autor

Stalys Ferreira Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Economia Rural (PPGER/UFC), Doutorando em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS).

Paulo Dabdab Waquil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Doutor em Economia Agrícola pela Universidade de Wiscosin (EUA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Glauco Schultz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Doutor em Agronegócios (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2023-10-07

Como Citar

Rocha, S. F., Waquil, P. D., & Schultz, G. (2023). Resiliência nos estudos rurais: um mapeamento bibliométrico das publicações científicas. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 62. https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.82664