Le développement soutenable: un sujet controverse chez les économistes
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v11i0.7819Palavras-chave:
économie, développement soutenable, croissance durable, décroissance, economics, sustainable development, sustaining growth, decrease, economia, desenvolvimento sustentável, crescimento sustentado, decrescimentoResumo
O objetivo atribuído a um desenvolvimento sustentável significa interpretá-lo de diversas maneiras.
Propomos o desenho de um conjunto de enunciados econômicos sobre o tema. Para tanto, reunimos três conjuntos de trabalhos: o primeiro expressa o ponto de vista da teoria econômica dominante, evidenciando a idéia de um crescimento sustentado como condição necessária e suficiente para acessar a um
desenvolvimento sustentável; o segundo, mais inspirado pelo pensamento dos limites, busca apontar restrições socioambientais, em cujo interior deve-se perseguir o desenvolvimento econômico; o terceiro, marcado pelas experiências do Terceiro Mundo, acentua as desigualdades sociais e questiona o sentido da noção de desenvolvimento.
RÉSUMÉ
L’objectif assigné d’un développement soutenable donne lieu à des multiples interprétations. Nous proposons de dresser un panorama des propositions économiques en la matière. Nous avons réuni pour ce faire trois ensembles de travaux: le premier, qui exprime le point de vue de la théorie économique dominante, met en avant l’idée d’une croissance durable comme condition nécessaire et suffisante pour accéder à un développement soutenable; le deuxième, plus inspiré par une pensée des limites, cherche à élaborer des contraintes socio-environnementales à l’intérieur desquelles le développement économique doit se poursuivre; le troisième, marqué par les expériences du Tiers Monde, met l’accent sur les inégalités sociales et s’interroge sur le sens de la notion de développement.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.