Open Journal Systems

Pedagogias ecológicas e decoloniais em rede: o movimento CSA como comunidade de aprendizagem

Ana Tereza Reis da Silva, Ana Braga Dorneles

Resumo


Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA)é uma organização associativa voltada para a produção e o consumo de alimentos saudáveis, baseada em mercado justo, sustentabilidade e justiça socioambiental. Neste artigo, focalizamos a dimensão pedagógica dessa experiência, um aspecto ainda pouco explorado nos estudos dedicados ao tema. A partir de narrativas e notas registradas durante pesquisa de campo realizada em duas CSAs brasilienses (Doce Vida e Fazenda Bella), buscamos demonstrar como essas iniciativas constituem comunidades de aprendizagem que exibem pedagogias ecológicas, decoloniais e em rede. Constatamos que aí se ensinam-aprendem alternativas locais de produção e circulação do alimento, relações solidárias entre produtores e consumidores, práticas e saberes alimentares, reciprocidades entre culturas e naturezas.

Palavras-chave


pedagogias ecológicas e decoloniais; comunidade de aprendizagem; Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA)

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v59i0.75659