Pedagogias ecológicas e decoloniais em rede: o movimento CSA como comunidade de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v59i0.75659Palavras-chave:
pedagogias ecológicas e decoloniais, comunidade de aprendizagem, Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA)Resumo
Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA)é uma organização associativa voltada para a produção e o consumo de alimentos saudáveis, baseada em mercado justo, sustentabilidade e justiça socioambiental. Neste artigo, focalizamos a dimensão pedagógica dessa experiência, um aspecto ainda pouco explorado nos estudos dedicados ao tema. A partir de narrativas e notas registradas durante pesquisa de campo realizada em duas CSAs brasilienses (Doce Vida e Fazenda Bella), buscamos demonstrar como essas iniciativas constituem comunidades de aprendizagem que exibem pedagogias ecológicas, decoloniais e em rede. Constatamos que aí se ensinam-aprendem alternativas locais de produção e circulação do alimento, relações solidárias entre produtores e consumidores, práticas e saberes alimentares, reciprocidades entre culturas e naturezas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.