Educação ambiental escolar a partir da agroecologia e da permacultura: a experiência do projeto Escola Permacultural

Paolo de Castro Martins, Diogo Majerowicz Maneschy, Juliana Sarcinelli Menezes, Roberta Donati Pignatari Vilela Guerra, Celso Sánchez Pereira

Resumo


Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre interlocuções existentes entre a agroecologia e a permacultura com a educação ambiental, mais especificamente com a educação ambiental escolar. Temos a intenção de trazer uma apresentação sobre como essas áreas temáticas podem atuar como elementos-chave para facilitar um processo pedagógico comprometido com o desvelamento e a busca de soluções para diferentes dimensões da crise socioambiental contemporânea. Nesse contexto, serão apresentados resultados de uma experiência de educação ambiental escolar que tem como base a agroecologia e a permacultura enquanto disciplinas escolares, oferecidas para o ensino médio de uma escola estadual da periferia da cidade do Rio de Janeiro.


Palavras-chave


educação ambiental crítica; educação popular; agroecologia; permacultura

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v58i0.72551

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

Flag Counter

 
A partir de 2023, Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. CC BY 4.0
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.