Educação ambiental escolar a partir da agroecologia e da permacultura: a experiência do projeto Escola Permacultural

Autores

  • Paolo de Castro Martins Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). https://orcid.org/0000-0002-7723-7845
  • Diogo Majerowicz Maneschy Instituto Permacultura Lab
  • Juliana Sarcinelli Menezes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Instituto Permacultura Lab
  • Roberta Donati Pignatari Vilela Guerra Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Instituto Permacultura Lab
  • Celso Sánchez Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v58i0.72551

Palavras-chave:

educação ambiental crítica, educação popular, agroecologia, permacultura

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre interlocuções existentes entre a agroecologia e a permacultura com a educação ambiental, mais especificamente com a educação ambiental escolar. Temos a intenção de trazer uma apresentação sobre como essas áreas temáticas podem atuar como elementos-chave para facilitar um processo pedagógico comprometido com o desvelamento e a busca de soluções para diferentes dimensões da crise socioambiental contemporânea. Nesse contexto, serão apresentados resultados de uma experiência de educação ambiental escolar que tem como base a agroecologia e a permacultura enquanto disciplinas escolares, oferecidas para o ensino médio de uma escola estadual da periferia da cidade do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-10-07

Como Citar

Martins, P. de C., Maneschy, D. M., Menezes, J. S., Guerra, R. D. P. V., & Pereira, C. S. (2021). Educação ambiental escolar a partir da agroecologia e da permacultura: a experiência do projeto Escola Permacultural. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 58. https://doi.org/10.5380/dma.v58i0.72551

Edição

Seção

Artigos