A pesquisa interdisciplinar no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v45i0.49284Palavras-chave:
interdisciplinaridade, ciência ambiental, pesquisa interdisciplinar, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio AmbienteResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso e/ou emprego da palavra interdisciplinaridade realizado pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe no período de 2003-2014. Adotou-se a Análise do Discurso francesa (ADF) para o tratamento das informações. Os resultados alcançados explicitam que a interdisciplinaridade é assumida consensualmente como um princípio norteador na pesquisa em ciências ambientais. No entanto, nas dissertações produzidas, o emprego e/ou uso do termo interdisciplinaridade demonstra cinco características principais: existem divergências no manejo do conceito entre as pesquisas; é predominante a dimensão teórica da interdisciplinaridade; não existe delineamento metodológico específico à interdisciplinaridade; existe adoção da sustentabilidade como matriz, referência e/ou índice à análise interdisciplinar; elege-se a interdisciplinaridade como um critério de mensuração da aprendizagem. Conclui-se que o emprego e/ou uso da interdisciplinaridade se encontram restritos à dimensão teórica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.