Meios de vida rurais sustentáveis em um contexto de agricultura de pouso associada à produção de carvão vegetal em comunidades rurais de Biguaçu/SC

Autores

  • Fernando Vieira de Luca Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rumi Regina Kubo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v35i0.39868

Palavras-chave:

agricultura familiar, agricultura de corte e queima, resiliência

Resumo

No município de Biguaçu, Estado de Santa Catarina, Sul do Brasil, agricultores familiares praticam um tipo de uso da terra singular, em que agricultura, florestas e produção de energia estão relacionados. Esses agricultores praticam regularmente agricultura de pousio em áreas de florestas subtropicais secundárias (Bioma Mata Atlântica), associada à produção de energia na forma de carvão vegetal. Temos como objetivo avaliar a sustentabilidade dos meios de vida de famílias de agricultores, por meio da análise do acesso a ativos ou capitais, categorizados como: naturais, humanos, financeiros, sociais, físicos e culturais, conforme a abordagem dos meios de vida sustentáveis. O trabalho de campo envolveu diversas técnicas da abordagem etnográfica, com membros de cinco famílias da comunidade de Três Riachos, no período de 2012 a 2014. Quanto ao capital natural, concluiu-se que este ativo é advindo da própria propriedade da família, sendo ainda um recurso renovável. Quanto aos capitais humano, físico e financeiro, verifica-se que, na prática desse sistema de produção, há trabalho excessivo e muitas vezes insalubre, utilizando-se tecnologias e infraestruturas precárias. No capital social, ressaltam-se as relações de confiança e reciprocidade existentes entre os agricultores e entre atores externos. Aliado a esse ativo, está o capital cultural, destacando-se características de reciprocidade com agentes externos, sobretudo seus clientes. Para a promoção da sustentabilidade dos meios de vida, é indispensável facilitar o acesso pleno a esses capitais, ou reforçar o acesso àqueles ativos já estabelecidos, como no caso do capital cultural.  Dessa forma, conclui-se que os meios de vida analisados possuem potencial para serem sustentáveis.

Downloads

Publicado

2015-12-24

Como Citar

Luca, F. V. de, & Kubo, R. R. (2015). Meios de vida rurais sustentáveis em um contexto de agricultura de pouso associada à produção de carvão vegetal em comunidades rurais de Biguaçu/SC. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 35. https://doi.org/10.5380/dma.v35i0.39868